Parada de Natal leva alegria à rua do Acampamento

Eduarda Paz

Parada de Natal leva alegria à rua do Acampamento
Fotos: Mirella Joels (Diário)

O calor não impediu que os participantes de 10 grupos artísticos da cidade desfilassem com as fantasias coloridas de papais noéis, duendes e palhaços, pela rua do Acampamento, neste sábado (03). O público que estava por ali acompanhou a Parada de Natal até a esquina da Avenida Medianeira, desde às 10h até as 11h. O desfile faz parte da programação do Viva o Natal, realizado pela prefeitura de Santa Maria.

Conforme a Secretaria Adjunta de Cultura de Santa Maria, Fabrise Müller, a Parada de Natal contou em média com 200 participantes. As alas foram compostas: pela Banda Marcial do Colégio Manoel Ribas, as bailarinas do Projeto Social Dançando Educar, os duendes dos Encantadores de Natal, os carros antigos do Espaço Roda D’água, a percussão do Projeto Social Atoque, os dançarinos da Vintage, atores do Teatro Por Que Não?, a Corsan com dançarinos, Dindinho – trenzinho – e, participando pela primeira vez, os integrantes do grupo Papais Noéis do Bairro Itararé.

Arte na rua

Dando tchauzinho para todos os participantes do desfile que passavam, Caio Dias, 4 anos, assistiu de camarote na garupa do pai, o corretor de imóveis Mauricio Dias, 32. O fã do homem-aranha preferiu ficar assistindo os duendes e palhaços do que falar com o Grupo Diário, mas a felicidade nos olhos e o sorriso, já refletem que o pequeno estava adorando. O sentimento, do pai era igual, achou uma surpresa linda ver a Acampamento colorida.– Eu não sabia que ia ter o desfile. Achei muito bacana, porque nunca tinha assistido nenhuma Parada de Natal na rua. Muito legal mesmo – explica Mauricio.

Levar a arte para as ruas é a especialidade dele: o palhaço KatuPiry. Divertido como sempre, se vestiu a caráter e levou alegria para pessoas na parada de ônibus, lojistas que pararam para assistir, e moradores dos prédios que acompanharam a Parada das janelas e sacadas. Ao final do desfile, conseguiu subir no Dindinho para descansar e fugir do calor:– Participo todos os anos, imagina se eu não participar? O pessoal vai perguntar onde eu estava. Mesmo com o sol, conseguimos levar muito amor e compaixão aqui na Parada.

Aplausos do público

A estudante do Maneco (Manoel Ribas), Lívia Romero Jesus, 18 anos, é baliza da Banda Marcial do Colégio há 9 anos. Ela está acostumada a apresentar-se no final do ano no desfile, e relata que sempre vale a pena os esforços dos ensaios:– Apesar do calor, é sempre gratificante se apresentar levar alegria para o público e perceber que o nosso esforço é reconhecido. Muito bom levar a magia do Natal para as pessoas – conta Lívia.

O grupo Papais Noéis do Bairro Itararé participou pela primeira vez da parada e os integrantes não poderiam estar mais felizes. A companhia faz trabalho social há mais de 30 anos na comunidade do Bairro com o objetivo principal de arrecadar alimentos para o Natal dos moradores do Itararé. A coordenadora do Papais Noéis, Terezinha Borin, 80 anos, comenta que continua com o trabalho que o marido, Nelson Borin, já falecido, realizava.– Começamos o Natal de 2022 com chave de ouro. Achamos muito lindo participar e ver as pessoas acenando, tirando foto e aplaudindo. Eu sempre quis passear de dindinho e hoje realizei esse sonho e fico muito feliz em dar continuidade ao trabalho que meu marido começou.

A técnica do judiciário Daiana Pedroso, 40 anos, levou o cachorrinho Floquinho para passear e deparou-se com a Parada, quase no final, mas adorou assistir mesmo que por pouco tempo:– Tudo muito lindo. Eu acho excelente para a comunidade eventos assim. Eu o meu filho – Floquinho – adoramos. Não sabia que ia ter o desfile, é uma bela iniciativa.

E não podia faltar os artistas na Parada de Natal. O Teatro Por que Não? cantou, dançou e fez pose para fotos durante o desfile. A atriz Juliet Castaldello, 32 anos, ou como gosta de se apresentar: dona mofada, é uma das integrantes do grupo que leva a arte para lugares público, como a Rua do Acampamento:– A companhia já tinha participado ano passado, é a segunda vez que a gente participou. Muito bom! é muito divertido estar na rua com as pessoas, todos nos recebem muito bem. Estou no “Teatro Por que Não?” há quase 13 anos, desde a fundação.

A Parada de Natal, começou em 2017, junto com a programação do Viva o Natal. Nesta edição de 2022 é uma realização da Prefeitura Municipal e do Sindilojas Região Centro; Co-realização da CDL, do Sesc Santa Maria, da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e da Associação de Hotéis Restaurantes e Agências de Viagens (AHTURR). Tem apoio da EON. O Patrocínio é da Farmácias São João, Construtora Jobim, Rede Vivo Supermercados, Verdes Vales, Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), RGE e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) – Corsan.

Programação Viva o Natal

Dia 10 e 17, às 10h – Desfile de Natal, com mais de 200 artistas, divididos em 6 Alas Artísticas – Banda Marcial Manoel Ribas, Ala dos Encantadores do Natal, Ala das Bailarinas, Ala dos Dançarinos –  e o Trenzinho, que estará com passageiros especiais, formados pelos Papais Noéis do Bairro Itararé e a trupe do Teatro Por Que Não?, às 10h, na Rua do Acampamento

Dia 6, às 21h – Natal na Sacada São Lucas, às 21h, na Rua Tuiuti, 1.919

Dia 8, às 10h – Desfile de Natal itinerante, às 10h, no bairro Tancredo Neves

Dias 4 e 18 – Programação Especial de Natal no Brique do Vila Belga

Dia 17, às 20h – Concerto de Natal com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e convidados especiais Juliana Pires e João Ferreira Filho, às 20h, na Praça Saldanha Marinho

Dia 23, às 20h – Natal, uma canção de amor: espetáculo musical com 28 integrantes no elenco, reunindo dança, música, arte circense e teatro, produzido e integrado por artistas locais, às 20h, na Praça Saldanha Marinho

Dias 4 e 18, das 16h às 19h, e dias 19 a 23, das 18h às 20h – Passeio de Dindinho com os Duendes – as crianças poderão andar de trenzinho, acompanhada pelos duendes do Natal, em um passeio emocionante pelo Distrito Criativo Centro-Gare.

De 3 a 20, às 19h – Espetáculos no Quintal da Casa do Papai Noel, às 19h, na Praça Saldanha Marinho.

Dias 7 a 10, e 14 a 23, das 18h às 20h – Casa do Papai Noel também vai receber o Bom Velhinho. Além da Casa, o Noel vai contar com um parquinho, com renas, bancos e uma bota gigante, das 18h às 20h

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM publica edital para seleção de empresas para processo de incubação Anterior

Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM publica edital para seleção de empresas para processo de incubação

<strong>Hotel Fazenda Pampas recebe Comunidade Nin-Jitsu e mais de 30 atrações neste fim de semana</strong> Próximo

Hotel Fazenda Pampas recebe Comunidade Nin-Jitsu e mais de 30 atrações neste fim de semana

Geral