O calor não impediu que os participantes de 10 grupos artísticos da cidade desfilassem com as fantasias coloridas de papais noéis, duendes e palhaços, pela rua do Acampamento, neste sábado (03). O público que estava por ali acompanhou a Parada de Natal até a esquina da Avenida Medianeira, desde às 10h até as 11h. O desfile faz parte da programação do Viva o Natal, realizado pela prefeitura de Santa Maria.
Conforme a Secretaria Adjunta de Cultura de Santa Maria, Fabrise Müller, a Parada de Natal contou em média com 200 participantes. As alas foram compostas: pela Banda Marcial do Colégio Manoel Ribas, as bailarinas do Projeto Social Dançando Educar, os duendes dos Encantadores de Natal, os carros antigos do Espaço Roda D’água, a percussão do Projeto Social Atoque, os dançarinos da Vintage, atores do Teatro Por Que Não?, a Corsan com dançarinos, Dindinho – trenzinho – e, participando pela primeira vez, os integrantes do grupo Papais Noéis do Bairro Itararé.
Arte na rua
Dando tchauzinho para todos os participantes do desfile que passavam, Caio Dias, 4 anos, assistiu de camarote na garupa do pai, o corretor de imóveis Mauricio Dias, 32. O fã do homem-aranha preferiu ficar assistindo os duendes e palhaços do que falar com o Grupo Diário, mas a felicidade nos olhos e o sorriso, já refletem que o pequeno estava adorando. O sentimento, do pai era igual, achou uma surpresa linda ver a Acampamento colorida.– Eu não sabia que ia ter o desfile. Achei muito bacana, porque nunca tinha assistido nenhuma Parada de Natal na rua. Muito legal mesmo – explica Mauricio.
Levar a arte para as ruas é a especialidade dele: o palhaço KatuPiry. Divertido como sempre, se vestiu a caráter e levou alegria para pessoas na parada de ônibus, lojistas que pararam para assistir, e moradores dos prédios que acompanharam a Parada das janelas e sacadas. Ao final do desfile, conseguiu subir no Dindinho para descansar e fugir do calor:– Participo todos os anos, imagina se eu não participar? O pessoal vai perguntar onde eu estava. Mesmo com o sol, conseguimos levar muito amor e compaixão aqui na Parada.
Aplausos do público
A estudante do Maneco (Manoel Ribas), Lívia Romero Jesus, 18 anos, é baliza da Banda Marcial do Colégio há 9 anos. Ela está acostumada a apresentar-se no final do ano no desfile, e relata que sempre vale a pena os esforços dos ensaios:– Apesar do calor, é sempre gratificante se apresentar levar alegria para o público e perceber que o nosso esforço é reconhecido. Muito bom levar a magia do Natal para as pessoas – conta Lívia.
O grupo Papais Noéis do Bairro Itararé participou pela primeira vez da parada e os integrantes não poderiam estar mais felizes. A companhia faz trabalho social há mais de 30 anos na comunidade do Bairro com o objetivo principal de arrecadar alimentos para o Natal dos moradores do Itararé. A coordenadora do Papais Noéis, Terezinha Borin, 80 anos, comenta que continua com o trabalho que o marido, Nelson Borin, já falecido, realizava.– Começamos o Natal de 2022 com chave de ouro. Achamos muito lindo participar e ver as pessoas acenando, tirando foto e aplaudindo. Eu sempre quis passear de dindinho e hoje realizei esse sonho e fico muito feliz em dar continuidade ao trabalho que meu marido começou.
A técnica do judiciário Daiana Pedroso, 40 anos, levou o cachorrinho Floquinho para passear e deparou-se com a Parada, quase no final, mas adorou assistir mesmo que por pouco tempo:– Tudo muito lindo. Eu acho excelente para a comunidade eventos assim. Eu o meu filho – Floquinho – adoramos. Não sabia que ia ter o desfile, é uma bela iniciativa.
E não podia faltar os artistas na Parada de Natal. O Teatro Por que Não? cantou, dançou e fez pose para fotos durante o desfile. A atriz Juliet Castaldello, 32 anos, ou como gosta de se apresentar: dona mofada, é uma das integrantes do grupo que leva a arte para lugares público, como a Rua do Acampamento:– A companhia já tinha participado ano passado, é a segunda vez que a gente participou. Muito bom! é muito divertido estar na rua com as pessoas, todos nos recebem muito bem. Estou no “Teatro Por que Não?” há quase 13 anos, desde a fundação.
A Parada de Natal, começou em 2017, junto com a programação do Viva o Natal. Nesta edição de 2022 é uma realização da Prefeitura Municipal e do Sindilojas Região Centro; Co-realização da CDL, do Sesc Santa Maria, da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e da Associação de Hotéis Restaurantes e Agências de Viagens (AHTURR). Tem apoio da EON. O Patrocínio é da Farmácias São João, Construtora Jobim, Rede Vivo Supermercados, Verdes Vales, Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), RGE e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) – Corsan.
Programação Viva o Natal
Dia 10 e 17, às 10h – Desfile de Natal, com mais de 200 artistas, divididos em 6 Alas Artísticas – Banda Marcial Manoel Ribas, Ala dos Encantadores do Natal, Ala das Bailarinas, Ala dos Dançarinos – e o Trenzinho, que estará com passageiros especiais, formados pelos Papais Noéis do Bairro Itararé e a trupe do Teatro Por Que Não?, às 10h, na Rua do Acampamento
Dia 6, às 21h – Natal na Sacada São Lucas, às 21h, na Rua Tuiuti, 1.919
Dia 8, às 10h – Desfile de Natal itinerante, às 10h, no bairro Tancredo Neves
Dias 4 e 18 – Programação Especial de Natal no Brique do Vila Belga
Dia 17, às 20h – Concerto de Natal com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e convidados especiais Juliana Pires e João Ferreira Filho, às 20h, na Praça Saldanha Marinho
Dia 23, às 20h – Natal, uma canção de amor: espetáculo musical com 28 integrantes no elenco, reunindo dança, música, arte circense e teatro, produzido e integrado por artistas locais, às 20h, na Praça Saldanha Marinho
Dias 4 e 18, das 16h às 19h, e dias 19 a 23, das 18h às 20h – Passeio de Dindinho com os Duendes – as crianças poderão andar de trenzinho, acompanhada pelos duendes do Natal, em um passeio emocionante pelo Distrito Criativo Centro-Gare.
De 3 a 20, às 19h – Espetáculos no Quintal da Casa do Papai Noel, às 19h, na Praça Saldanha Marinho.
Dias 7 a 10, e 14 a 23, das 18h às 20h – Casa do Papai Noel também vai receber o Bom Velhinho. Além da Casa, o Noel vai contar com um parquinho, com renas, bancos e uma bota gigante, das 18h às 20h
Leia todas as notícias